CAPÍTULOS DE LIVROS

CHRISTOVÃO, Ana Carolina. Escola e cidade: desigualdades convergentes. In: MAIA, Boris; VERÍSSIMO, Marcos; FILPO, Klever; MONTEIRO, Paloma (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar. Estudos interdisciplinares II. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 47-63.


CHRISTOVÃO, Ana Carolina. A vizinhança importa: uma pesquisa sobre desigualdades educacionais no Morro do Cantagalo. In: FREIRE, Leticia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da. (Org.). Educação e favela: refletindo sobre antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Consequência Editora: FAPERJ, 2022, p. 45-63.


FREIRE, Leticia de Luna. Entre a casa e a escola: remoção, escolarização e circulação de crianças na cidade do Rio de Janeiro. In: FREIRE, Leticia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da. (Org.). Educação e favela: refletindo sobre antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Consequência Editora: FAPERJ, 2022, p. 65-98.


FREIRE, Leticia de Luna; SANTOS, Luana Caroline dos. Educar sob fogo cruzado: desafios docentes em contextos de violência armada. In: FREIRE, Leticia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da. (Org.). Educação e favela: refletindo sobre antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Consequência Editora: FAPERJ, 2022, p. 211-237.


FREIRE, Leticia de Luna. “Escola, não atire”: a perspectiva de professores de escolas públicas sobre a violência armada em favelas do Rio de Janeiro. In: MAIA, Boris; VERÍSSIMO, Marcos; FILPO, Klever; MONTEIRO, Paloma (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar. Estudos interdisciplinares II. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 65-94.


FREIRE, Leticia de Luna. Qual o lugar das favelas no Rio dos megaeventos? In: GONÇALVES, Rafael Soares; BRUM, Mario; AMOROSO, Mauro (Org.). Pensando as favelas cariocas: história e questões urbanas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Pallas, 2021, p. 233-257.


FREIRE, Leticia de Luna. Indígenas na cidade olímpica: o caso da “Aldeia Maracanã”. In: KANT DE LIMA, Roberto; MOTA, Fabio Reis; VEIGA, Felipe Berocan (Org). Pensando o Rio: meio ambiente, espaço público e conflitos identitários. Niterói: Intertexto, 2019, p.13-37.


MAIA, Bóris; MARYS, Patrícia. “Essa escola não faz nada sem Jesus”: uma análise etnográfica sobre identidades religiosas em escolas fluminenses. In: MAIA, Boris; VERÍSSIMO, Marcos; FILPO, Klever; MONTEIRO, Paloma (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar. Estudos interdisciplinares II. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 167-184.


MAIA, Bóris. Mantendo a ordem, perdendo o controle: notas etnográficas sobre carisma e autoridade em uma escola pública. In: MAIA, Bóris; FILPO, Klever; VERÍSSIMO, Marcos (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar: estudos interdisciplinares. Rio de Janeiro: Autografia, 2019, p. 95-118.


MAIA, Bóris. O discurso da diversidade e a prática da intolerância: notas etnográficas sobre conflitos identitários na escola pública. In: FILPO, Klever Paulo Leal (Org.). Direitos e conflitos em perspectiva empírica: recortes de uma trajetória de pesquisa na Graduação e na Pós-graduação em Direito. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 177-192.


SANTOS, Anne Caroline de Oliveira Pereira; FREIRE, Leticia de Luna. Maré(s) e suas fronteiras: como as crianças de uma escola pública veem o bairro Maré, Rio de Janeiro. In: ANJOS, Cleriston Izidro dos; ARAÚJO, Luciana Aparecida; PEREIRA, Fábio Hoffmann (Org). Pesquisas com, sobre e para crianças. São Carlos: Pedro & João Editore, 2023, p.141-160: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2023/06/EBOOK_Pesquisas-com-sobre-e-para-criancas.pdf 


SILVA, Anna Cecilia Costa da. Mudar de casa, mudar de escola? A remoção da comunidade Teixeira Mendes a partir do CIEP Municipalizado 097-Carlos Chagas, Duque de Caxias. In: FREIRE, Leticia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da. (Org.). Educação e favela: refletindo sobre antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Consequência Editora: FAPERJ, 2022, pp. 99-127.